sexta-feira, 13 de junho de 2014

COMO SABER SE A MINHA CADELA ESTÁ PRENHA (GRÁVIDA)?

Eu acho que a minha cadela cruzou, será que ela está prenha? Minha cadela cruzou, mas como eu sei que ela está grávida? Dá para saber quantos filhotes são? Essas são perguntas frequentes de donos preocupados e/ou ansiosos, mas não se preocupe, pois eu vou te dar umas dicas importantes!

Primeiro de tudo, se você acha que a sua cadela cruzou, quando pode ter sido isso? Há quantos dias você desconfia que ela cruzou?

A duração da gestação de uma cadela varia principalmente com o porte do animal, pois cadelas de pequeno porte normalmente parem por volta dos 58 a 60 dias e cadelas maiores, podem chegar até a 68 dias de gestação. Portanto, o período varia de 58 a 68 dias, com média de 63 dias.

Essa questão do tempo é muito importante, pois após ter ocorrido a fecundação (quando o espermatozoide do macho “se une” ao óvulo da fêmea), demora cerca de 17 dias para que ocorra a implantação (nidação) no útero e se formem as vesículas embrionárias. Estas por sua vez, só vão poder ser visibilizadas por meio do exame de ultrassonografia abdominal, a partir do 18º dia, mas será muito difícil mesmo assim, pois são muito pequenas.
Dica: É muito difícil diagnosticar uma gestação em uma cadela com menos de 18 dias da cópula por meio do exame de ultrassonografia.
A partir do 22º ao 28º dia, é que já se consegue observar com uma melhor definição os embriões e a partir do 28° dia, seus batimentos cardíacos. Entretanto, a maioria dos médicos veterinários que realizam ultrassonografia indica o exame apenas a partir do 30º dia de gestação da cadela, pois neste momento, já é possível visualizar as cabeças e troncos dos fetos.
No ano de 2013 foi lançado no Brasil um teste rápido para o diagnóstico da gestação a partir do 20º dia. Ele utiliza o soro ou o plasma sanguíneo e o resultado é obtido em apenas 10 minutos. Está disponível apenas para médicos veterinários realizarem, visto que necessita do sangue do animal (soro ou plasma). Este teste é indicado para o diagnóstico da prenhez, para avaliação da necessidade de um tratamento da pseudociese (gravidez psicológica) e confirmação de reabsorção fetal.

Mas agora que eu já sei que a minha cadela está grávida, eu consigo saber quantos filhotes ela possui?

É possível no próprio exame ultrassonográfico ter uma noção de quantos fetos existe, porém é apenas uma estimativa. Se a cadela for de porte grande a gigante, fica mais difícil, pois normalmente serão pelo menos 8 filhotes que ela irá gerar e isso dificulta a contagem para o ultrassonografista. Além disso, com o avançar da gestação, os filhotes estarão cada vez maiores, sobrepondo-se uns aos outros no útero materno e isso se torna outro obstáculo para a contagem real de filhotes por meio da ultrassonografia.
A maneira mais confiável de se saber quantos filhotes existem é pelo exame de radiografia abdominal realizado a partir de 45 dias de gestação. Desta forma, consegue-se contar de maneira mais precisa, pois temos uma “foto” dos filhotes e assim, contam-se os números de cabeças presentes.
É interessante que se saiba o número de filhotes para se ter a certeza que a cadela já terminou de parir.
Dica: A melhor maneira de saber quantos filhotes sua cadela possui é pelo exame de radiografia abdominal que só pode ser realizado a partir dos 45 dias de gestação.

(foto: http://toybreedsinfo.weebly.com/mommy-xrays.html )

De uma maneira geral:
- cadelas de pequeno porte (menos de 10kg) de 1 a 3 filhotes;
- cadelas de médio porte (de 10 a 25kg) de 4 a 6 filhotes;
- cadelas de grande porte (de 25 a 45kg) de 8 a 10 filhotes;
- cadelas de porte gigante (de 45 a 90kg) de 8 a 14 filhotes;
Lembrem-se que isto é apenas uma média!

Mas não é possível diagnosticar a gestação de outras formas?

Sim. Por uma palpação abdominal realizada pelo médico veterinário é possível que ele consiga palpar os fetos, mas somente com mais de 5 semanas, pois até este momento, o útero ainda está pequeno e pode ser confundido com uma alça intestinal com fezes.
Alguns aspectos clínicos visualizados na cadela podem sugerir que ela esteja prenha, como por exemplo, o aumento das glândulas mamárias. Este aumento começa a partir do 35º dia. Já com 40 dias, é possível notar que o abdômen da cadela está mais distendido. Já no final da gestação, é possível observar o movimento dos filhotes em determinadas posições que a cadela fique.
ATENÇÃO! Se o macho for maior que a fêmea, é muito importante que ela seja acompanhada por um médico veterinário durante toda a gestação e faça os exames citados aqui. Caso o médico veterinário perceba que os filhotes sejam muito grandes e podem gerar um risco no momento do parto, tanto para a fêmea quando para os filhotes, a opção de uma cesariana deve ser considerada!

Revisado por: Dra. Iana Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário