A verdadeira origem do gato Azul russo não é de todo  clara. Existem diversas teorias tentando explicar a origem desta raça.  Uma delas diz que estes gatos são originários do norte da Rússia, do  porto russo de Arcangel. Estes gatos eram objecto de caça devido à sua  lindíssima pelagem. Outra teoria também os situam na Rússia, mas como  descendentes dos gatos reais da corte russa. Outra teoria diz que esta  raça teve origem já no século VIII a.C, sendo os gatos que acompanhavam  os vikings nos seus barcos para caçar os ratos.
Se a sua origem é incerta, o seu nome também é pouco  claro. E é que este gato foi conhecido também como gato Maltês, gato  Arcangel, e até como Azul espanhol.
O gato Azul russo é uma raça mediana. Este gato possui um corpo alongado e muito  musculado. A sua cauda comprida e as suas patas delgadas ajudam a  acentuar ainda mais a beleza deste gato. Na sua cabeça oval podemos ver  um nariz nem muito grande nem muito pequena, e uns olhos de tamanho  médio e também ovais.
A sua pelagem é curta e fina. Esta está disposta numa  capa dupla que se separa do corpo graças à sua densidade. Esta capa  dupla dá à raça um ar “felpudo” muito característico. Recomenda-se que  seja escovada regularmente, e é necessário levantar o pêlo ao escovar-se  para não ficar liso.
É uma raça de carácter tranquilo e carinhoso. São  algo tímidos e muito pegados aos seus donos (sobretudo a um membro em  concreto). É um gato curioso, mas não muito brincalhão. O que ele gosta é  acompanhar o seu dono para todo o lado para ver o que faz e não se  separa dele. É um gato ideal para a vida de interior.
http://www.racasdegatos.com/ 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário