Existem diversas teorias para explicara origem desta  elegante raça de gatos, ainda que a mais lógica afirma que é o resultado  de cruzamentos de gatos de pêlo longo, como o angorá (provenientes da  Europa), com gatos selvagens americanos. Ainda que existe também a opção  destes gatos se parecerem com os gatos selvagens americanos, que  chegaram através dos barcos dos vikings, que os tinham trazido para  caçarem os ratos que andavam nos barcos.
A raça Maine Coon é uma raça de tamanho médio e de  grande musculatura. O seu corpo, alongado e esbelto, apresenta umas  extremidades igualmente alongadas e esbeltas. As suas patas traseiras  são um pouco mais compridas do que as da frente.
A cabeça, longa e bem proporcionada, apresenta umas  orelhas firmes, grandes e amplas, e uns olhos grandes ovais e colocados  de forma obliqua. Estes são de tons esverdeados. A sua cauda é uma das  mais longas e peludas das espécies felinas domésticas, estreitando-se  até chegar à ponta.
O Maine Coon caracteriza-se por ter a pelagem mais  curta na cabeça, pescoço e ombros, e algo mais comprido no torso e na  cauda (que já falamos anteriormente que é comprida e peluda). O manto  pode apresentar-se numa grande variedade de cores, ainda que o mais  habitual seja a cor castanha com riscas pretas.
Os Maine Coon são gatos muito sensíveis e bastante  nervosos, com uma grande personalidade. São, para além disso, bastante  exigentes com os seus donos. O seu miar grave e “roco” é uma das  características desta raça de gatos. São gatos brincalhões, ainda que  também independentes.
É um gato que suporta bem as temperaturas extremas  graças à sua densa pelagem. É um gato que gosta de estar no exterior,  ainda que se adapta e vive bem dentro de casa (ainda que seja  recomendável que disponha de uma varanda ou jardim).
http://www.racasdegatos.com 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário