Como muitas outras raças de gatos de pêlo longo, o  gato persa é descendente do gato turco de angorá. A origem desta raça  situa-se na antiga Pérsia (atualmente Irão) e em Angorá, Turquia.
A raça persa, tal e como a conhecemos hoje, é uma  raça fruto de uma cuidada seleção efetuada em Inglaterra no século XIX.  Pouco a pouco estes gatos foram ganhando popularidade, foram sendo  exportados para outros países, chegando inclusive aos Estados Unidos.
O gato persa é um gato de tamanho mediano e corpo maciço e compacto. As suas patas  são curtas, ainda que musculadas. E a sua cauda, também curta, apresenta  uma densa pelagem. A sua cabeça redonda e algo avolumada, deixa-nos  apreciar um nariz curto e amplo e uns olhos grandes, redondos e bastante  expressivos.
A sua pelagem é sedosa, suave e muito longa. O manto  deve ser de diversas cores: unicolores (preto, azul, lilás, creme,  chocolate e brancos), bicolores, … A cor dos olhos geralmente pode ser  tanto cobre ou laranja, ainda que nos exemplares brancos, estes podem  ser azuis ou laranjas.
Estamos diante um gato amável, muito doméstico e  muito tranquilo. Tanto que se passa a maior parte do dia dormindo. Dá-se  muito bem tanto com os humanos como com outros animais que convivam com  ele. Mas também é um gato muito presumido e gosta de mostrar a sua  beleza excecional.
Como ocorre com todas as raças de pêlo longo, a raça  persa exige uns cuidados constantes e meticulosos da sua pelagem. Estes  gatos não são capazes por eles mesmo de tomar todas as medidas de higiene,  e necessitarão da nossa ajuda para andarem sempre bem asseados. Um  descuido da sua pelagem pode originar problemas de saúde e higiene.
 http://www.racasdegatos.com
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário