O primeiro exemplar da raça Devon Rex nasceu em  Inglaterra, em Devon, em 1960. A sua pelagem peculiar se deve ao facto  de serem portadores de um gene recessivo mutado do gene dominante  responsável do pêlo comum de um gato, ainda que também influiu o  constante trabalho humano para manter e melhorar as qualidades  originais.
Em diferença do Sphynx, o Devem Rox apresenta por  todo o corpo uma espécie de pêlo cujo tato é semelhante ao tocar num  pêssego. Alguns gatinhos Devon Rex não apresentam a totalidade do pêlo  até aos 2 anos.
O corpo do Devem Rex é semelhante ao siamês ou ao  Cornish Rex. São gatos leves ainda que musculados e com as costas  arqueadas. As suas extremidades são alongadas e delgadas, sendo as  posteriores maiores do que as traseiras. Na sua cabeça triangular,  podemos ver uma grandes orelhas e uns olhos ovais de cor clara, de  acordo com a sua pelagem. A sua cauda é alongada, com o pêlo  ligeiramente crespo.
A pelagem desta raça é fina e sedosa, ainda que  crespa. Os bigodes também são crespos. Isto se acentua mais sobre as  extremidades posteriores, as orelhas e o dorso. Na cor da pelagem são  admitidas todas as cores, incluídas as variedades com branco.
As principais atenções que os Devem Rex requerem  passam pelo seu pêlo. Suavemente, devemos passar sobre a sua pele uma  luva ou pano de flanela para que ele fique suave e brilhante.
Os gatos desta raça são nobres e muito carinhosos.  Gostam de brincar e são muito sensíveis, calmos, independentes e  inteligentes. E ao contrário do que se possa pensar sobre o seu aspecto,  não são animais frágeis. Estes gatos adaptam-se facilmente tanto a  casas como a apartamentos.
http://www.racasdegatos.com 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário