O nome da raça deriva do seu local de origem, a  isolada região que rodeia o lago Van, na Turquia. Nos anos cinquenta se  exportaram vários exemplares desta raça para Inglaterra. A raça não foi  reconhecida na Europa até 1969. Esta raça ainda não foi reconhecida nos  Estados Unidos.
A aparência do Van Turco é semelhante ao do Angorá. É  um gato grande, de corpo e extremidades compridas. O seu corpo  musculado e amplo demonstra a força e a energia que estes gatos têm. Os  seus olhos grandes e ovais, soa de cor âmbar ou azul.
A pelagem semi-comprida do Van Turco é sedosa e  densa. A sua pelagem é normalmente branca pura com certos tons de  castanho na cabeça e na cauda. As cores mais comuns são o branco  uniforme, o atigrado e o branco. A pelagem é algo mais curta do que a do  Persa. A sua pelagem não tem tendência a emaranhar-se, pelo que nesse  aspeto requer de poucos cuidados.
Estamos diante uns gatos bastante calmos e caseiros.  São carinhosos e muito inteligentes. Os seus movimentos são doces e  graciosos. Descendem de gatos nadadores, pelo que são gatos que  disfrutam da água.
 http://www.racasdegatos.com
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário