As primeiras referências a estes gatos encontramos  nuns manuscritos dos séculos XIV e XV provenientes da antiga capital do  reino de Sião, Ayuthaya. Neles vemos representados gatos que evocam ao  Burmês actual.
Gato de tamanho médio, o Burmês possui um corpo  longo, musculado e forte. As suas extremidades são finas, sendo mais  elevadas as posteriores e terminam nuns pequenos pés de forma oval. A  sua longa cauda é algo estreita. O seu longo pescoço termina numa cabeça  triangular, com umas orelhas amplas, erectas e inclinadas ligeiramente  para cima, terminando numa ponta arredondada e uns olhos de cor dourada.
O seu pêlo curto é muito suave e brilhante. Existem  quatro variedades, todas elas com olhos dourados ou amarelos: o  castanho, o chocolate, o lilás e o azul.
A raça Burmês é muito carinhosa e sociável. Pode ser  um bom gato doméstico, ainda que necessita de algum espaço para sair,  andar e satisfazer os seus instintos de caçador. Possui uma grande  inteligência e aprende rápido.http://www.racasdegatos.com
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário