A raça Sphynx também conhecida como Canadian Hairless  (canadiense sem pêlo), já que a sua origem é canadiense. Estamos diante  uma das raças mais insólitas que existem. A sua ausência de pêlo  deve-se a uma mutação genética natural, vista pela primeira vez no  Canadá, no ano de 1966. Os criadores canadienses estiveram trabalhando  com esta raça desde do início dos anos 60.
A beleza deste gato radica na mistura do aspeto  selvagem que tem, juntamente com a esturtura e o porte elegante das  raças de gatos orientais. Em geral, o gato somali é um gato de tamanho  médio e pêlo seEstamos diante um gato de tamanho médio. São gatos  musculados e no seu corpo não encontramos qualquer gordura. A sua cauda é  longa e fina. Esta acaba-se por estreitar conforme avança até à  extremidade. A sua cabeça, triangular, apresenta um nariz curto e umas  orelhas muito grandes e amplas.
A sua pele, um pouco arrugada, é quente e doce ao  tato. Mas apesar de parecer, não é um gato completamente nu. Apresenta  uma pelagem muito curta, muito difícil de observar à primeira vista e  quase impossível de senti-la com o tato, mas está presente. E ainda que  quase carece de pêlo, o seu curto manto apresenta diversas cores: o mais  frequente é o branco e o cor-de-pele, ainda que também podemos vê-lo  preto com a pele escura de cinzento.
O gato Sphynx é um gato sociável e carinhoso, ainda  que tende a ser independente. Apesar de preferir a calam e a  tranquilidade, também é um gato muito vivaz e brincalhão. É um gato  sociável com outros gatos, ainda que com tendência a ser possessivo. A  vida numa casa é perfeita para ele, pois é um animal sensível às  mudanças de temperatura e á humidade.
 http://www.racasdegatos.com
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário