O Pêlo Curto Inglês é uma das raças de gatos europeus  mais antigo. Crê-se que a sua origem vem do cruzamento de gatos romanos  que chegaram a Britânia e os gatos nativos da ilha, à mais de 2000  anos. Eram gatos muito habilidosos a caçar roedores, pelo que lhes valeu  o apreço dos humanos.
No final do século XIX, Harrison Weir, um criador  inglês e um verdadeiro impulsor desta raça, criou o Pêlo Curo Inglês  fazendo uma selecção dos gatos vadios mais bonitos. Também foi o  organizador da primeira exposição felina no Crystal Palace de Londres em  13 de Julho de 1871. Nesta exibição, o gato Pêlo Curso Inglês foi o  grande protagonista.
Gato de tamanho ligeiramente grande, apresenta um  corpo musculado, forte e compacto. As suas costas e tórax são amplos,  tal como o seu pescoço. A sua cauda é curta, ainda que proporcionada. As  suas patas, curtas, robustas e potentes terminam nuns pés redondos.
Animal de cabeça ampla e redonda, apresenta um nariz  pequeno, recto e amplo, umas pequenas orelhas arredondadas, e uns olhos  grandes e redondos, de cor de cobra ou laranja. A sua curta pelagem não  adere de forma justa ao corpo, e é mais densa e sedosa que num gato  comum de pêlo curto. Possui uma textura muito compacta. A cor mais  conhecida é o azul (Azul Inglês), ainda que se pode apresentar em todas  as cores uniformes, bicolores, tricolores e tigre.
Os Pelô Curto Ingleses são gatos tranquilos e  bastante familiares. Gostam de estar perto dos seus donos, ainda que não  são gatos assim tão afectuosos. Gostam de estar perto, mas mantendo o  seu espaço. Continuam com o instinto caçador das suas origens.
 http://www.racasdegatos.com/
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário